Não patrocine massacres. Boicote produtos israelenses.

Não patrocine massacres. Boicote produtos israelenses.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Israel ataca abrigo que o próprio exército escolheu


ONU acusa Israel de bombardear abrigo de civis


Ofensiva de Israel contra Gaza já dura duas semanas
Forças israelenses bombardearam uma casa na Faixa de Gaza onde os próprios soldados de Israel tinham colocado cerca de 110 palestinos no dia anterior, segundo um relatório da ONU.
O bombardeio, em Zeitoun, um bairro no sudeste da Cidade de Gaza, ocorreu no dia 5 de janeiro e matou cerca de 30 pessoas. Israel afirma que as acusações estão sendo investigadas.

O Escritório da ONU para Questões Humanitárias (OCHA, na sigla em inglês) cita testemunhas que presenciaram o fato e afirma que este foi "um dos incidentes mais graves" desde o início da ofensiva.

"Segundo várias testemunhas, no dia 4 de janeiro soldados israelenses evacuaram aproximadamente 110 palestinos (metade destes, crianças) e os levaram para uma única residência em Zeitoun, afirmando que eles deveriam permanecer em casa", informou o escritório da ONU no relatório.

"Vinte e quatro horas depois, forças israelenses bombardearam a casa várias vezes, matando aproximadamente 30 pessoas."

Segundo a ONU, os que sobreviveram e ainda conseguiam andar caminharam dois quilômetros para a estrada principal de ligação entre o norte e o sul da cidade para conseguir transporte para o hospital mais próximo em veículos civis.

"Três crianças, a mais nova delas com cinco meses de idade, morreram na chegada ao hospital", segundo o relatório.

Cerca de 770 palestinos e 14 israelenses morreram durante as quase duas semanas da ofensiva aérea e terrestre de Israel contra o grupo militante palestino Hamas.

O Conselho de Segurança da ONU pediu um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza.



Fonte BBC Brasil


Nenhum comentário:

Creative Commons License