Não patrocine massacres. Boicote produtos israelenses.

Não patrocine massacres. Boicote produtos israelenses.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Eventos da Semana internacional de solidariedade ao povo palestino

Caros amigos,
De 29/11 a 04/12 acontece, em todo o mundo, a Semana do Povo Palestino.

O Centro Edward Said de Direitos Humanos, núcleo do Instituto da Cultura

Árabe, do qual faço parte, realizará atividades na Matilha Cultural, espaço na Rego Freitas, próximo ao metrô República.


Nos dias 03, 04 e 05/12 haverá a exibição de dois filmes, alternadamente, e no sábado, dia 04, um debate.


Segue uma breve descrição e o banner criado pelo pessoal do Matilha Cultural.

Em breve teremos o convite eletrônico do ICArabe, para ampla divulgação, que enviarei a todos vocês.

Conto com a presença de todos.
Abraços,
Sâmia.

Semana do Povo Palestino (29/11* e 04/12)
* Dia 29/11 é o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
Núcleo de Estudos Edward Said - Instituto da Cultura Árabe, Oboré e Matilha
- Ponto de Encontro (Encounter Point) - *Direção:* Júlia Bacha e Ronit Avni http://www.mundoarabe2010.icarabe.org/diretores.htm?expanddiv=dropdown12

Documentário, 85 min, 2008.
Ponto de Encontro é uma co-produção entre palestinos, israelenses, norte-americanos e sul-americanos. Mostra os depoimentos de palestinos e israelenses que superam as barreiras e os estereótipos para atuar pelo diálogo. São grupos organizados que estão na vanguarda do movimento que procura estabelecer um ponto de encontro e de coexistência em meio às perdas. Eles sabem que seus passos são justos, que encontram oposição, mas enfrentam com coragem e lutam pela mudanças.


- Nós e os Outros (Selves and Others, A Portrait of Edward Said) - Direção: Emmanuele Hamon. Documentário, 54 min, 2003.
Sinopse: Edward Said é conhecido como um dos maiores intelectuais contemporâneos, professor da Columbia University, autor do Orientalismo e outras obras e grande defensor dos direitos do Povo Palestino. O documentário foi gravado por algumas semanas com Said e sua família, um pouco antes da sua morte em 2003. O resultado é um filme sensível, contundente e profundo sobre Said, sua obra, sua identidade cultural e as principais reflexões que predominaram durante a sua vida e o seu trabalho intelectual.


Para o debate do dia 04/12, teremos:


Soraya Misleh, jornalista, membro editorial da ciranda.net, membro do Movimento Palestina para Todos e diretora de imprensa e divulgação do Instituto da Cultura Árabe. Participou no mes passado do Forum Mundial de Educação que aconteceu na Palestina.


Dirceu Travesso, dirigente da Central Sindical e Popular-Conlutas, participou no mes passado do Forum Mundial de Educação que aconteceu na Palestina.


coordenação: Francisco Miraglia, Professor Titular da Universidade de São Paulo, Vice-Presidente Regional do ANDES-SN, co-coordenador do Núcleo de Estudos Edward Said do Instituto da Cultura Árabe.


ESPAÇO MATILHA CULTURAL - R. Rego Freitas 542 - São Paulo - Brasil - CEP: 01220-010

fone: +55 11 3256.2636

contato@matilhacultural.com.br

http://matilhacultural.com.br/

Nenhum comentário:

Creative Commons License